VIPs

Bem, eu confesso que assisti nesse fim de semana. E confesso que não me arrependi.
O filme conta a história de Marcelo Nascimento, tido como um dos maiores picaretas do Brasil, vivido pelo talentosíssimo Wagner Moura. Suas histórias fantásticas – e reais – foram reunidas no livro “Vips – histórias reais de um mentiroso”, produzido pela escritora Mariana Caltabiano (Editora Jabuticaba).

Marcelo era aquele típico cara estranho, que todo mundo zoava na escola. O apelido dele era Bizarro. No fim esse menino estranho tinha uma mente mais que fértil. Era até doentia. Ele queria ser piloto de avião, como o pai. Mas, o pai, já distante só dava conselhos vagos. A mãe, se esforçava, mas não conseguia entender os pensamentos avoados do filho.

No filme aparecem apenas poucas das diversas histórias de Marcelo: a da sua entrada para aprender a pilotar e  posteriormente se candidatar e ser aceito para ser o piloto oficial dos aviões do narcotráfico Brasil/Paraguai e a que ele se passou por Henrique Constantino, filho do presidente da Gol, Nenê Constantino (por sinal, outro que tem a reputação comprometida por diversas acusações),  no Camarote do Carnaval de Recife, em 2001.

Claro que a maioria das coisas não couberam no filme. O diretor do longa, Toniko Melo, comenta que o roteiro do filme é inspirado em Marcelo, mas o argumento é 100% ficcioal, disse em entrevista ao jornal carioca Extra.

Marcelo Nascimento está preso desde 2009, na penitenciária central de Cuiabá (MT), onde cumpre pena por estelionato, falsidade ideológica, associação com o tráfico, apropriação indébita e uso indevido de farda e insígnia (pequena a ‘capivara’ do colega!). De lá, ele já conversou com o próprio Amaury Jr. (que foi enrolado por Marcelo no camarote da Gol, no Recifolia) e com a revista Trip.

E sem que passe em branco: Pra variar,  Wagner Moura arrasou na interpretação. Seja na pele do adolescente tonto (e meio estranho com aquela franja no rosto estilo emo-indefinido. Ps: nada contra os emos, ok?) ou do jovem mentiroso que só quer se dar bem, o ator se mostrou super versátil. A vivacidade que ele deu para as loucuras de Marcelo foi sensacional. Vale a pena mesmo a ida ao cinema!

Na real, Marcelo Nascimento fez o que a maioria dos brasileiros pensa em fazer pelo menos uma vez na vida: ter os seus momentos de fama sem muito esforço e muita história pra contar.

Esse é o trailer do filme

E essa é a fatídica matéria com o Amaury Jr.

Psc.: Logo logo teremos aqui a resenha do  livro que inspirou o filme, ok?

Bjs

Anúncios
Esse post foi publicado em Filmes e Seriados e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s