Para ler, refletir e amar

A dica era para curtir o fim de semana gelado, embaixo do cobertor (só pra variar dos filmes e afins). Mas, como “Inês já é morta”, vamos deixar a dica registrada para um próximo dia de folga…

Como diz minha amiga Vânia “Deus derrubou o pózinho da literatura na Rússia!” . E eu não tenho como não concordar com isso… Conheci  Dostoiévski de ouvir falar na faculdade, e finalmente tive a oportunidade de ler O Idiota, uma novela escrita por ele entre 1867 e 1868 em Florença.

Pensa em uma pessoa que consegue sintetizar todo o drama dos relacionamentos com uma pitada deliciosa de humor negro? Esse é  Fiódor Dostoiévski. Em suas obras, ele usa sempre aquele recurso de personagens-padrão, que dão vida à figuras típicas da sociedade russa (e porque não dizer, do cotidiano de todos nós?).

Na minha modesta opinião, todos os que lerem O Idiota  se identificarão com o personagem central, o Príncipe Míchkin, nem que seja apenas em algum momento da vida.  Seja em meio às crises de epilepsia, perturbações nervosas, viagens sob pressão, dívidas (absurdas) de jogos ou amores não correspondidos.  Me arrisco a dizer que de “Míchkin e louco todos temos um pouco” !

Ele, o Príncipe Míchkin, é considerado um dos personagens mais impressionantes e ricos de toda literatura mundial, sendo uma mistura de Jesus Cristo e Dom Quixote.

Outras obras de Dostoiévski que valem a pena serem lidas são:  Crime e CastigoMemórias do Subsolo, Os Irmãos Karamazov e Humilhados e Ofendidos (as lerei em breve), O Eterno Marido (já li e depois falo a respeito).
Só um adendo: o autor tem diversos outros livros. No entanto, esses são os mais conhecidos.

Obs:  Diversas editoras já imprimiram os livros de Dostoiévski. Eu, no entanto, prefiro os da Editora 34, que são de luxo e lindíssimas, dignas de colecionador mesmo.

O Idiota
Fiódor Dostoiévski
R$ 76
Anúncios
Esse post foi publicado em Livros e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Para ler, refletir e amar

  1. Vim avisar que tem selinho no blog pra você!

    Beijos
    @DayaniBee
    http://bonitaevolucao.blogspot.com

  2. Olha que linda essa moça!!!rs
    Obrigada amore! Vou descobrir aqui no WordPress como funciona e te peço socorro…rsrs

    Beeeijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s